Cofina e EDP estabelecem parceria por um futuro mais sustentável e inclusivo
A Cofina e a EDP juntaram-se para promover o EDP Y.E.S. – You Empower Society, um programa global de responsabilidade social que pretende ter um impacto positivo na sociedade e em múltiplas comunidades em Portugal e nos vários países onde a EDP está presente, informaram em comunicado.
“A EDP tem a ambição de liderar a transição energética e, com isso, contribuir para um amanhã melhor. Ao cumprir este desígnio, esta missão estratégica de negócio, mantemos também uma preocupação enorme para que essa transição energética seja feita de forma justa e inclusiva”, defende Vera Pinto Pereira, presidente da Fundação EDP e administradora executiva da EDP, sobre o programa EDP Y.E.S..
Essa foi a principal motivação para criar este plano de intervenção social. “Nesse sentido, o que fizemos no último ano foi canalizar para esse esforço o nosso investimento de impacto social e que prevê até 2030 um investimento de cerca de 300 milhões de euros em mais de 500 projetos espalhados pelos 30 países onde a EDP opera, debaixo deste ‘chapéu’ do EDP Y.E.S., que trabalha em cinco eixos prioritários: energia, competências, comunidade, planeta e cultura, por um amanhã melhor”, reforça.
Para Luis Santana, administrador Cofina: “A Cofina tem vindo a realizar um conjunto muito diversificado de ações, assentes em parcerias, com o objetivo de promover o bem-estar da sociedade portuguesa. Por isso, associou-se a este projeto que tem conseguido um impacto social significativo, levando energia a diversas comunidades, combatendo a pobreza energética, contribuindo para uma transição justa e potenciando apoios à educação e à cultura de diferentes povos”.
Para mostrar a todos o trabalho que está a ser feito pelo EDP Y.E.S. em diferentes geografias, nos próximos meses a Cofina vai promover este programa na CMTV (numa séria com 13 episódios), Correio da Manhã, Jornal de Negócios e, para além das redes sociais Cofina e do site dedicado ao projeto – www.aenergiaquemudaomundo.sabado.pt.
Ainda sobre esta parceria com a Cofina, Vera Pinto Pereira refere que a EDP acredita nas “parcerias para construir projetos mais robustos e ambiciosos e, neste caso, também para reforçar a comunicação da importância da sustentabilidade e da inovação social”.
“A Cofina mostrou estar totalmente alinhada com estas preocupações e compromissos e é seguramente um espaço privilegiado de divulgação de projetos e pessoas com os quais queremos inspirar outras pessoas e outras organizações”, conclui a presidente da Fundação EDP e administradora executiva da EDP.