União Europeia e Namíbia assinam parceria em matérias-primas sustentáveis



A União Europeia (UE) e a Namíbia assinaram um documento guia com validade de dois anos para uma pareceria estratégica em cadeias de valor de matérias-primas sustentáveis e hidrogénio renovável.

A pareceria, assinada pela presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e pelo presidente da Namíbia, Hage Geingob, é suportada por 1.000 milhões de euros em investimentos da UE, dos seus Estados-membros e das instituições financeiras europeias.

O documento guia inclui também o apoio da UE a um futuro estudo para converter o porto namibiano de Walvis Bay num centro industrial e logístico para a região, contribuindo para a sua integração e desenvolvimento económico.

“Graças ao seu enorme potencial de energia renovável, a Namíbia está a converter-se em líder no espaço do hidrogénio verde. A UE orgulha-se de ser sua parceira nesta viagem transformadora rumo à industrialização verde. Juntos podemos descarbonizar ainda mais as nossas economias, criar empregos e garantir um futuro mais próspero e verde nas nossas sociedades”, destacou Ursula von der Leyen em comunicado.

A guia operacional aprovada e assinada hoje para o período 2023-2025 detalha as ações concretas em que a parceria irá promover os seus objetivos, em estreita colaboração com as partes interessadas dos setores financeiro e privado da UE e da Namíbia.

As ações da guia seguem os pilares do Memorando de Entendimento assinado e novembro de 2022, à margem da COP27, no Egito.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...