Friends of Glass apresenta curta-metragem inédita sobre o ciclo infinito das embalagens de vidro



Divulgar os valores e os benefícios do vidro, como o material de embalagem mais saudável para os consumidores e para o ambiente,” é um dos grandes objetivos da Friends of Glass. Por isso mesmo, e quando se celebra o Dia Europeu da Alimentação e Cozinha Saudáveis, acaba de ser lançada Ensō, a primeira curta-metragem onde o vidro, a circularidade e o amor são imersos no mundo cinematográfico”, sublinha em comunicado.

Segundo a mesma fonte, Nacho Fernández, conhecido como Günther e nomeado para os Prémios Goya 2022 por ‘Figurante’, foi responsável pela realização deste filme, cujo título, Ensō, vem da caligrafia japonesa e significa “o infinito da plenitude na harmonia”, que representa perfeitamente a economia circular das embalagens de vidro: o seu eterno retorno graças à reciclagem e reutilização, num ciclo interminável que torna o vidro um recurso inesgotável.

O facto de ser uma curta-metragem sem princípio nem fim, com uma história que se pode repetir em loop, está intimamente ligado não só ao título da história, mas também a tudo o que representa o vidro. Um material de embalagem que pode ser reciclado vezes sem conta, sem perda de qualidade e sem desgaste no processo produtivo. As embalagens de vidro são assim um recurso ilimitado, se depositadas no vidrão, para darem origem a novas embalagens, num ciclo fechado e infinito.

“Realizar um projeto como Ensō foi uma experiência muito enriquecedora e inspiradora, tanto a nível pessoal como profissional. Fazer uma curta-metragem em que o amor, o vidro e a economia circular têm uma relação tão direta e profunda foi, no mínimo, desafiante, mas também reconfortante quando se vê a elevada qualidade do resultado final. Com  Ensō reforçamos ainda mais a ideia de que o mundo audiovisual pode ser uma ótima ferramenta para abordar questões tão cruciais e importantes como a sustentabilidade e os cuidados ambientais”, afirma Günther.

A produção desta curta-metragem, foi também amiga do ambiente, tendo obtido o certificado de sustentabilidade ambiental e, para apoiar ainda mais o projeto, a pegada ambiental será compensada com a plantação de árvores na Amazónia, em conjunto com a ‘Saving the Amazon’.

Em Portugal, a indústria do vidro de embalagem “orgulha-se de produzir embalagens saudáveis, reutilizáveis e infinitamente recicláveis em circuito fechado. Estas embalagens recicladas, são aptas para a indústria alimentar com as mesmas características e garantias que as embalagens fabricadas a partir da matéria prima virgem, mas poupando energia, reduzindo as emissões e evitando a geração de novos resíduos para aterro”.

Carregar aqui para ver a curta-metragem 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...