Highgate e AQUA+ da ADENE estabelecem parceria focada em eficiência híbrida



A Highgate Portugal estabeleceu uma parceria com a Classificação de Eficiência Hídrica dos Edifícios – mais conhecida por AQUA+ – da ADENE – Agência para a Energia que visa servir como referencial voluntário, independente e comparável, de âmbito nacional, para a introdução de preocupações de eficiência hídrica em novos projetos e construções, bem como na área da reabilitação e na melhoria de edifícios em utilização, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, o AQUA+ nasceu de um processo bottom up de desenho participado de novas abordagens à eficiência hídrica nos edifícios, iniciado em 2018 com múltiplas entidades institucionais e setoriais, para responder à grande necessidade de melhorar o desempenho hídrico de imóveis. Baseia-se numa metodologia, pioneira na Europa e inovadora a nível mundial, que permite determinar e comunicar a classificação de eficiência hídrica de imóveis e identificar oportunidades de melhoria e poupança. Essa metodologia foi desenvolvida pela ADENE em colaboração com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA), o Turismo de Portugal, a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) e diversas entidades institucionais do sistema científico e tecnológico nacional dos setores da água, energia e imobiliário.

Através desta parceria, a Highgate Portugal compromete-se a envidar os melhores esforços para que todos os hotéis do seu portefólio sejam classificados pelo AQUA+, com vista à integração das melhores práticas em termos de eficiência hídrica e dando informação ao mercado sobre a sua adesão ao AQUA+. Neste sentido, será definido um plano de implementação do AQUA+ em todos os seus empreendimentos turísticos, assumindo como meta a classificação de 15 (quinze) hotéis até 2026.

“Esta parceria foi estabelecida com o objetivo de estar em conformidade com os objetivos de políticas públicas ao nível da eficiência no uso da água e dos recursos, refletidos em diversos programas e planos nacionais e setoriais. A Highgate Portugal defende fortemente a importância da valorização da sustentabilidade e da adoção de medidas ambientalmente responsáveis para a indústria hoteleira” adianta, Alexandre Solleiro, CEO da Highgate Portugal.

O AQUA+ da ADENE é uma medida prevista na Estratégia de Longo Prazo para a Renovação dos Edifícios (ELPRE), Plano Estratégico para o Abastecimento de Água e Gestão de Águas Residuais e Pluviais (PENSAARP) 2030, Plano Turismo +Sustentável 20-23 e Plano Regional de Eficiência Hídrica da Região do Algarve.

O contributo do AQUA+ para a transição sustentável já lhe valeu a distinção pelos Prémios Europeus de Promoção Empresarial em 2021, tendo sido um dos vencedores em contexto nacional e um dos finalistas a nível Europeu. Em 2022, o AQUA+ fez parte da Shortlist dos Prémios Financial Times na categoria Transformational Solutions – New Frontiers. Em 2023, o AQUA+ foi finalista na categoria “Global Water Challenge” nos Water Europe Innovation Awards.

Miguel Carrilho.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...