Serviço de Vigilância Ambiental de Leiria com aumento de ocorrências em 2024
As ocorrências registadas no ano passado pelo Serviço Municipal de Vigilância Ambiental de Leiria foram 2.319, um aumento face a 2023, mantendo-se em grande destaque as relacionadas com a vespa velutina, revelou o vereador Luís Lopes.
Segundo Luís Lopes, a equipa deste serviço registou, em 2024, um total de 2.319 ocorrências, sendo 2.232 relativas à vespa velutina.
No ano anterior, a vespa velutina somou 1.361 situações de um total de 1.479.
Deposições indevidas de resíduos (24), poluição e descargas no solo (19), poluição e descargas em recursos hídricos (16), pragas e doenças (9), limpeza urbana (5) e obstrução de linhas de água (3) são outras das ocorrências elencadas.
O vereador Luís Lopes adiantou que no ano passado os casos que mais preocuparam o serviço foram os relacionados com a poluição e descargas em linha de água, assinalando ter existido o “desafio em distinguir falsos alertas e desinformação na área da vespa velutina, para evitar consumo dos recursos da equipa”.
O autarca, que tem o pelouro do ambiente, entre outros, referiu que em 2024 “houve possibilidade de acompanhar o Núcleo de Proteção Ambiental” do Comando Territorial de Leiria da Guarda Nacional Republicana (GNR), na operação ‘Clean Water’, para prevenir e identificar autores de descargas ilegais para recursos hídricos.
Para Luís Lopes, a iniciativa visou “promover não só a boa cooperação entre entidades, como também a capacitação da equipa para estar mais alerta e melhor preparada para atuar em ocorrências relacionadas com esta tipologia”.
O vereador referiu ainda que no ano passado 14 ocorrências foram remetidas às forças de segurança, sendo seis para a Polícia de Segurança Pública e oito para a GNR.
Das denúncias recebidas em 2024 pelo Serviço Municipal de Vigilância Ambiental de Leiria, 971 chegaram por telefone, seguindo-se a mensagem eletrónica (809) e o WhatsApp (408).
Através da aplicação para telemóvel da Câmara de Leiria foram rececionadas 34 denúncias, enquanto presencialmente foram nove e quatro detetadas através de vigilância.
Já pela plataforma do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas ‘STOPvespa’ foram contabilizadas 84 denúncias.
Luís Lopes acrescentou que entre os objetivos do serviço estão a promoção de atividades e operações de vigilância e proteção ambiental ou colaboração na ação fiscalizadora com as autoridades policiais ou administrativas com jurisdição no concelho, para prevenção de infrações ambientais.
O desenvolvimento de ações informativas e de sensibilização no âmbito da sustentabilidade ambiental e da prevenção de infrações é outro objetivo, assim como o reforço da capacidade de vigilância, de dissuasão e fiscalização daquelas e o aprofundamento das suas causas, além do envolvimento da comunidade e entidades.
O Serviço Municipal de Vigilância Ambiental de Leiria, criado em fevereiro de 2021, visa promover a sustentabilidade do ambiente e dos recursos naturais do concelho.
A comunicação de ocorrências deve ser feita através da aplicação do município de Leiria, preferencialmente, do endereço eletrónico smva@cm-leiria.pt ou dos contactos 244845644 e 964822467 (WhatsApp).