Não somos só nós e os outros vertebrados. As moscas também brincam
![](https://greensavers.sapo.pt/wp-content/uploads/2025/02/1024px-Drosophila-melanogaster-Nauener-Stadtwald-03-VII-2007-10-e1739550653217.jpg)
Cientistas das universidades de Leipzig (Alemanha) e de Nortúmbria (Reino Unido) descobriram algo devera peculiar sobre as moscas. Também elas, à semelhante de espécies de vertebrados, brincam.
Esse tipo de comportamento, caracterizado por ser livre de stress, por não ter função aparente para a sobrevivência, por não ser estereotípico da espécie e por ser intencional e voluntário, já foi amplamente descrito em inúmeros animais. Basta pensar no seu cão a brincar com um pau ou uma bola, num chimpanzé entretido como uma pedra ou com membros do seu grupo, ou mesmo num lobo juvenil a correr com um pedaço de osso na boca enquanto as crias o seguem entusiasmadas.
Contudo, no que toca aos invertebrados a brincadeira não está ainda muito estudada. Mas, num artigo publicado na revista ‘Current Biology’, uma equipa de cientistas argumenta que as moscas-da-fruta (Drosophila melanogaster) são capazes desse tipo de comportamento descontraído.
A experiência, aparentemente simples, pode ter repercussões transformadoras no conhecimento da vida dos insetos, um grupo que não tendemos a associar a brincadeiras.
Num laboratório, os cientistas criaram uma espécie de parque de diversões com alguns carrosséis em miniatura e nele introduziram um total de 190 moscas-da-fruta. A área foi coberta por uma campânula de vidro e foi filmada, recorrendo a um software que detetava os movimentos feitos pelos pequenos insetos.
Embora muitas moscas evitassem os carrosséis, outras visitavam-nos frequentemente e neles permaneciam durante longos períodos. Com base na análise das gravações de vídeo, os investigadores perceberam que a grande maioria das moscas que pousavam nos carrosséis faziam-no intencionalmente.
Os investigadores querem agora desvendar os fatores genéticos, neuronais e bioquímicos que promovem esse tipo de comportamento nas moscas-da-fruta, com o objetivo último de compreender os benefícios que a brincadeira traz, não apenas para esses insetos, mas também para outras espécies de animais.