Gouveia e Melo destaca importância da robótica na exploração marinha



O almirante Henrique Gouveia e Melo foi um dos principais destaques do What’s Next Summit 2025, evento promovido pela Porto Business School, que reuniu líderes empresariais, decisores políticos e especialistas globais para debater o futuro das empresas e da sociedade. Na sua intervenção de encerramento, o almirante destacou o papel da robótica na exploração marinha, realçando o seu impacto na sustentabilidade dos oceanos e na segurança marítima, foi divulgado em comunicado.

A mesma fonte recorda que o mar territorial de Portugal se estende até 12 milhas náuticas da costa, abrangendo até 50.957 km² considerando todas as suas parcelas (continental, arquipélago dos Açores e da Madeira). O país possui, de resto, uma das maiores Zonas Económicas Exclusivas (ZEE) da Europa, com cerca de 1,7 milhões de km². Sublinha, ainda, que se considerada a proposta submetida à ONU para alargar a sua plataforma continental, a área total do território marítimo de Portugal aproxima-se dos 4 milhões de km², um dos maiores do mundo.

O What’s Next Summit 2025, que decorreu hoje na Escola de Negócios da Universidade do Porto, contou com um painel diversificado de especialistas e oradores de renome, abordando temas como a integração da Inteligência Artificial nos negócios, a construção de organizações resilientes e a interseção entre inovação e sustentabilidade.

Entre os participantes estiveram nomes como Luis Ounton, investigador da Degas, Irene Rosberg, diretora do The Blue MBA na Copenhagen Business School, e Jorge Rodrigues, coordenador do Observatório de Risco Geopolítico para Empresas da Porto Business School.

Com o mote “Exploring the Unknown” (“Explorar o Desconhecido”), o evento proporcionou um espaço de debate estratégico sobre os desafios emergentes, promovendo o intercâmbio de ideias entre líderes e especialistas. O momento de abertura esteve a cargo de José Esteves, dean da Porto Business School, e de Filipe Araújo, vice-presidente da Câmara Municipal do Porto.

“O What’s Next Summit é um espaço essencial para anteciparmos os desafios do futuro, explorarmos novas oportunidades e refletirmos sobre o papel da tecnologia e inovação na construção de um mundo mais sustentável e resiliente. A presença de oradores reconhecidos, com experiências diversas e complementares, enriquece o debate permitindo reunir dados e perspetivas valiosas sobre as transformações em curso na sociedade e na comunidade empresarial”, assinalou José Esteves.

A presença do almirante Gouveia e Melo na Porto Business School reforçou a importância da tecnologia e da inovação na sustentabilidade dos oceanos e na segurança global, temas que deverão continuar a marcar a agenda internacional.

 






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...