Investigadores revelam que Portugal é crucial para a mobilidade elétrica sustentável na Europa

Um novo artigo publicado por investigadores da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (CIÊNCIAS ULisboa) no International Journal of Sustainable Energy, alerta para o desafio do aumento exponencial da procura global de lítio nas próximas décadas, e o papel que Portugal poderá desempenhar neste cenário. De acordo com os autores, esta tendência poderá colocar uma pressão significativa sobre os recursos naturais — a menos que sejam desenvolvidas alternativas tecnológicas e reforçados os sistemas de reciclagem de componentes das baterias, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, a procura de lítio deverá crescer 15 vezes até 2030 e continuar a duplicar em cada década seguinte. Este aumento abrupto coloca uma pressão significativa sobre a cadeia de fornecimento de matérias-primas essenciais.
Através de modelos inovadores que integram projeções de procura, cenários de reciclagem e alternativas tecnológicas, os investigadores demonstram que Portugal possui recursos suficientes de lítio para garantir a sua transição para a mobilidade elétrica e ainda contribuir para as necessidades europeias. No entanto, este potencial só se concretizará com uma gestão responsável dos recursos, investimentos robustos em capacidade de extração e processamento, e uma forte articulação com políticas públicas, alinhadas com o Net Zero Industry Act (NZIA) e o Critical Raw Materials Act (CRMA).
Sabendo que a procura de lítio deverá aumentar acentuadamente nas próximas décadas, à medida que a produção de veículos elétricos se intensifica a nível global, a diversificação tecnológica e o reforço das práticas de reciclagem dos componentes das baterias podem reduzir em até 40% a pressão sobre os novos recursos de lítio, diminuindo a necessidade de extração primária.
Mas ainda há muito trabalho a concretizar nas várias frentes, sublinha o trabalho, nomeadamente no âmbito da reciclagem das baterias que está dependente de múltiplos fatores. No final de contas, várias pessoas e entidades devem unir forças: “Este trabalho mostra-nos que uma transição sustentável exige a coordenação entre inovação tecnológica, práticas de mineração responsáveis, políticas públicas de apoio e regulamentação robusta, de modo a garantir que o aumento da procura de lítio não compromete os objetivos ambientais”, explica Bernardo Teixeira, um dos autores do estudo.
Este trabalho surge num momento em que Portugal regista uma forte dinâmica na mobilidade elétrica – em fevereiro de 2025, o país contabilizou mais de 6.200 novas matrículas de veículos 100% elétricos, representando um crescimento homólogo de 20,5%. A infraestrutura nacional de carregamento, gerida pela Mobi.E, também tem vindo a expandir-se rapidamente, tendo ultrapassado os 6 milhões de carregamentos em 2024.
“O papel de Portugal vai além do mercado interno – a capacidade de o país explorar de forma responsável os seus recursos de lítio oferece uma oportunidade única para reforçar a autonomia estratégica da Europa em matérias-primas críticas e impulsionar a inovação na reciclagem de baterias e no desenvolvimento de tecnologias alternativas”, reforça ainda o investigador.