Auchan “salvou” mais de 480 toneladas em produtos de economia circular em 2024

A Auchan Retail Portugal renovou o selo de ‘Produção Sustentável, Consumo Responsável’ atribuído pela Comissão Nacional de Combate ao Desperdício Alimentar (CNCDA). Esta atribuição “reflete o compromisso da retalhista com a redução do desperdício alimentar e a promoção de práticas sustentáveis”, sublinha em comunicado.
Segundo a mesma fonte, em 2024, a Auchan conseguiu salvar 488 toneladas em produtos de economia circular, superando o valor de 2023 que se estabeleceu nas 138 toneladas. Adicionalmente, no que diz respeito à parceria com a To Good To Go, esta permitiu salvar 109 toneladas de alimentos e refeições prontas. Relativamente à área social, a retalhista doou mais de 4 milhões de euros a 169 entidades, de excedentes alimentares. No total, a Auchan reduziu o seu desperdício alimentar em 19% comparado com o ano anterior.
“A sustentabilidade é um pilar fundamental para a Auchan e, por isso, a renovação deste selo vem reforçar a nossa jornada no combate ao desperdício alimentar. Acreditamos que ainda existe um longo caminho a percorrer para conseguirmos atingir os nossos objetivos, mas estamos focados em continuar a inovar em novas práticas e trabalhar em parceria com toda a cadeia de valor”, afirma Rita Cruz, Diretora de Responsabilidade Corporativa Ambiental e Social da Auchan Retail.
Para atingir estes valores, a Auchan tem desenvolvido várias iniciativas tais como o desenvolvimento de produtos de economia circular como as Happy Boxes, com excedente de frutas e legumes, política de ovos avulso e ainda o lançamento de gelado de banana, com bananas que já não serão vendidas, e a cerveja produzida através de pão retirado de venda.
Criaram ainda uma ‘Calculadora de Desperdício Alimentar’ para ajudar os clientes a calcular o seu próprio desperdício e lançaram a plataforma de retoma e venda de artigos de puericultura recondicionados. Em termos de parcerias, destacam-se a To Good To Go e ainda a Associação REMAR, com uma campanha de recolha de mobiliário de jardim usado.
“A empresa está, assim, determinada a continuar a promover práticas comerciais conscientes, contribuindo ativamente para um futuro mais sustentável”, conclui a nota.