A dobradinha do Reino Animal: conheça as crias gémeas de Lémure, no Dia da Criança, no Badoca Safari Park

No dia 1 de junho assinala-se o Dia da Criança e o Badoca Safari Park aproveita o mote para comunicar a dobradinha: o nascimento não de uma, mas de duas crias de Lémure-de-cauda-anelada, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, estas crias, que inicialmente se deslocavam agarradas à barriga da progenitora, começam agora a explorar a instalação sob o olhar atento dos mais velhos, voltando para a segurança do dorso materno a qualquer sobressalto.
Segundo Joana Rações, responsável pelo Departamento Animal do Badoca Safari Park, “O nascimento de crias desta espécie desperta a curiosidade dos visitantes só por si, uma vez que os lémures são animais emblemáticos e estão no imaginário dos visitantes. Mas neste caso em particular, a curiosidade é redobrada porque em vez de um temos duas crias, gémeas, um nascimento pouco comum”.
Classificada como “Em Perigo”, pela União Internacional para a Conservação da Natureza, IUCN, os especialistas identificam a caça, e a perda e destruição de habitat como principais ameaças desta espécie.
Hoje com 2 meses de idade foi possível identificar o sexo destes animais, duas fêmeas, que foram carinhosamente apadrinhadas pela Delta Cafés, recebendo o nome de Delta e Maria Café. Apoios como o da Delta Cafés, são essenciais para que o Badoca possa cumprir o projeto de conservação a que se propõe diariamente e consiga continuar a oferecer aos animais as condições de excelência que o caracterizam.
No dia 1 de junho espécies como lémures, suricatas, cangurus, servais e cabras serão ainda presenteadas ao longo do dia com momentos de enriquecimento ambiental. A preparação dos enriquecimentos será levada a cabo pelos tratadores, em frente à instalação de cada espécie, enquanto será explicado todo o processo. No final, os visitantes serão convidados a observar a interação dos animais com os itens preparados. Os enriquecimentos terão horários marcados que serão revelados nesse mesmo dia no Instagram do Badoca.
O nascimento de novas crias é um dos indícios de bem-estar que podemos observar numa espécie e desde o início do ano, o Badoca Safari Park já conta com o nascimento de vários animais – 1 mandril, 1 canguru, 2 lémures, avestruzes, Galinhas-de-angola, entre outros. No Dia da Criança, visite o Badoca Safari Park e conheça as novas crias, com a certeza de que com a sua visita está a apoiar a conservação das espécies e dos seus habitats.