Movimento ecológico quer construir casas com cannabis
Os proprietários das ruínas do Castelo de Knapp, em Santa Bárbara, Califórnia, vão reconstruir o edifício com um material de construção chamado Hempcrete, uma mistura de cânhamo, cal e água.
O cânhamo é um excelente material de construção, sendo energeticamente eficiente, não-tóxico e resistente ao mofo, insectos e incêndios. Também absorve o dióxido de carbono, tornando-o bom para o ambiente, explica o Grist.
A reconstrução do edifício será feita pela Hemp Technologies, uma empresa da Carolina do Norte que já construiu casas de cannabis no Havai, Texas, Carolina do Norte e Idaho. O projecto da Carolina do Norte, conhecido como NauHaus, recebeu a certificação LEED de platina.
“Começámos a pensar em produtos de construção sustentável há três anos. Fizemos uma tour pela Europa para perceber tudo o que estava a ser feito no Reino Unido, França, Bélgica e Suíça”, explicou David Madera, co-fundador da empresa.
O grande problema, explica Madera, é que a plantação de cânhamo é ilegal na maioria dos estados norte-americanos. O cânhamo industrial provém da cannabis sativa, a mesma planta que produz marijuana e que contém tetrahydrocannabinal, um ingrediente activo e que torna a marijuana numa droga ilegal.
Na verdade, os autarcas de Santa Bábara ainda não decidiram se vão permitir a plantação industrial de cânhamo, pelo que o projecto ainda não pode ser dado como certo.
“Acho que a Califórnia vai aprovar [o projecto]. Aliás, acho que será um movimento nacional, e queremos tomar o País”, gracejou Madera.