Vaticano anuncia criação de nova missa que exorta católicos a cuidarem da Terra



O Vaticano apresentou esta quinta-feira um novo formulário para uma missa dedicada à proteção do planeta.

Numa conferência de imprensa na Santa Sé, o cardeal Michael Czerny explicou que a “Missa pela Custódia da Criação”, ou “Missa pro custodia creationis” em latim, surge como reflexo dos apelos feitos pelo Papa Francisco da encíclica “Laudato si’”, de 2015, na qual o pontífice, falecido no passado mês de abril, apelava à união global para combater as crises planetárias.

De acordo com o cardeal, o novo formulário de orações será usado já na próxima semana pelo Papa Leão XIV no jardim Borgo Laudato si’, na comuna de Castel Gandolfo, em Itália.

“Com esta missa, a Igreja está a oferecer apoio litúrgico, espiritual e comunal para o cuidado de que todos nós precisamos de ter com a natureza, a nossa casa comum”, salienta Czerny.

O arcebispo Vittorio Francesco Viola, que esteve também presenta na conferência de imprensa, detalhou que a “Missa pro custodia creationis” pega em algumas das principais ideias do “Laudato si’” e “expressa-as na forma de uma oração no âmbito da estrutura teológica que a encíclica reaviva”.

“Os textos deste formulário são um bom antídoto contra certas interpretações [da encíclica “Laudato si’”] que arriscam reduzir a profundidade do seu conteúdo a uma ‘ecologia falsa ou superficial’ que está longe da ‘ecologia integral’ amplamente descrita e promovida na encíclica”, explica.

De acordo com a agência noticiosa “Ecclesia”, o novo formulário de orações é acrescentando ao Missal Romano, que contém já 49 missas e orações que visam diferentes necessidades e ocasiões.

Informa o Vaticano que o formulário, bem como as leituras bíblicas, foi aprovado pelo Papa Leão XIV.






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...