Aplicação para smartphones ajuda a combater o trabalho infantil na Colômbia



Está disponível para iPhone, Android e telefones Blackberry uma nova aplicação criada para combater o trabalho infantil. A aplicação chama-se Yo digo: Aquí Estoy (Eu digo: Estou Aqui), sendo também conhecida como KidRescue. Os cidadãos fazem o download da ferramenta, tiram uma fotografia da criança em situação de exploração e submetem-na, juntamente com a sua localização. A informação recolhida é enviada para o Instituto de Bem-estar Familiar da Colômbia, que a reencaminha depois para assistentes sociais na área que verificam a situação.

Qualquer utilizador pode fazer o download desta aplicação e, por isso, o Instituto já recebeu inúmeras denúncias de trabalho infantil na Ásia e em África. Apesar de ainda só actuar em situações na Colômbia, o sistema monitoriza também as que ocorrem em outros países, na esperança de poder no futuro trabalhar com organizações de protecção de crianças em outros pontos do globo.

Nos países em desenvolvimento, o trabalho infantil é um grande problema. As crianças são impedidas de estudar e colocadas, muitas vezes, em ambientes de trabalho perigosos. Em muitos países, as leis de trabalho infantil existem, mas são difíceis de controlar e de fazer cumprir.

Segundo os censos de 2011 na Colômbia, cerca de 9% das crianças com idades entre os 5 e os 14 anos trabalham e cerca de 1,5 milhões entre os cinco e os 17 anos trabalham mais de 15 horas por semana. Mesmo assim, a situação não é tão grave como em alguns países vizinhos, como a Bolívia, onde se estima que 40% das crianças trabalham, adianta o Mother Nature Network.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...