São Paulo: animais poderão ser enterrados em cemitérios
A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara de Vereadores de São Paulo, no Brasil, concedeu um parecer favorável ao projecto de lei que autoriza o enterro de animais de estimação nos cemitérios públicos da capital paulista.
Para entrar em vigor, a norma ainda precisa de passar pela análise de outras duas comissões e ter a aprovação de pelo menos mais uma. Segundo o texto, a autorização para o sepultamento destina-se aos animais de estimação dos proprietários da campa ou jazigo.
De acordo a Exame Meio Ambiente, as regras para os enterros dos animais de estimação serão da responsabilidade do Serviço Funerário de São Paulo. Os cemitérios particulares ficam livres para aderir a esta medida.
“Os animais domésticos são actualmente considerados membros das famílias, principalmente os cães e gatos, com os quais as pessoas mantêm estreitos vínculos afectivos. Quando um deles vem a falecer, além do extremo sofrimento da perda, as pessoas entram em desespero sem saber para onde destinar o cadáver”, justifica o texto do projecto.