Inovação portuguesa prevê risco de vir a ter diabetes



O laboratório CGC Genetics, em colaboração com o Hospital S.João, no Porto, desenvolveu um projecto que alerta para a predisposição para a diabetes, avançou o Jornal de Notícias. Este é um teste inovador, desenvolvido pela primeira vez em todo o mundo, e que pode levar uma pessoa a saber se corre risco de vir a desenvolver diabetes, iniciando o tratamento antes de existirem órgãos afectados.

O teste baseia-se numa simples análise ao sangue ou saliva e está a despertar atenção em todo o mundo, de acordo com o Jornal de Notícias. Vai começar a ser disponibilizado em Portugal e Espanha e, em breve, entrará no mercado norte-americano. Dinamarca, Itália, Suíça e Turquia também demonstraram interesse, de acordo com Purificação Tavares, presidente do CGC Genetics.

A diabetes é considerada uma epidemia mundial, pelo que este teste terá uma especial importância para a vida saudável em todo o globo.

Portugal tem um milhão de diabéticos e dois milhões de pré-diabéticos – pessoas que não sabem que vão desenvolver a doença, uma vez que não têm história familiar ou qualquer sintoma associado.

O teste analisa 76 marcadores genéticos e pode ser feito por qualquer pessoa, nas clínicas e hospitais que colaboram com a CGC Genetics. Faz-se apenas uma vez na vida e custa €140.

“A diabetes provoca várias doenças, problemas oculares, insuficiência renal. Se for detectada cedo e tomando as necessárias medidas de prevenção, consegue-se prevenir a sua evolução”, explicou ao Jornal de Notícias Duarte Pignatelli, responsável pela investigação.

O teste é especialmente indicado para pessoas com excesso de peso ou obesidade e, para além das vantagens ao nível da saúde, pode poupar muitos milhões de euros a Portugal – e outros países onde ele seja feito.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...