Empresa francesa transforma lama em tijolos
A Meco’concept, de Toulouse, na França, está a comercializar uma prensa hidráulica que transforma lama vulgar em tijolos, que podem ser usados na construção. A máquina pode ser comprada ou alugada e cria 120 tijolos por hora, de acordo com o artigo publicado no site Spring Wise.
Inicialmente, a lama é misturada com um agregador opcional, como o cimento ou a cal, sendo que a companhia também oferece uma máquina misturadora para essa função. Posteriormente, em três passos, de 30 segundos, a prensa cria tijolos duráveis, anti-sísmicos, amigos do ambiente e próprios para construções com até dois andares.
A invenção surge depois de, na Indonésia, a EcoFaeBrick anunciar o uso de estrume de vaca para fabricar tijolos 20% mais leves que os tradicionais e mais fortes, além de, claro, amigos do ambiente. O tijolo de estrume e o de cimento não têm diferenças visuais e, ao contrário daquilo que se possa pensar, aquele que é criado a partir dos resíduos animais não tem qualquer cheiro.
O produto ajuda a reduzir as emissões de CO2 e poupa a terra, que pode ser usada para a agricultura, ao contrário dos tijolos tradicionais, que são feitos a partir da terra. Além disso, previne o estrume de se tornar um risco para a saúde pública no país, que tem demasiadas quintas de exploração de vacas.