213 patas de urso foram interceptadas na China
Funcionários das fronteiras chinesas descobriram uma carga de transporte, no mínimo, chocante, proveniente da Rússia: 213 patas de urso.
Os membros dos animais viajavam dentro dos pneus de um camião que tentava cruzar a fronteira da Rússia com a China, com destino à Mongólia Interior. A carga corresponde ao maior número de patas de urso já alguma vez registado a tentar ser traficados para a China.
Os funcionários informaram a polícia local que deteve dois homens russos supostamente ligados à carga, que valeria €342 mil (R$ 991 mil).
Segundo o Huffington Post, o motorista do camião parecia agir com desconfiança, pelo que os funcionários procederam a uma inspecção do veículo, descobrindo a mercadoria escondida.
As patas de urso variavam em tamanho, pertencendo tanto a adultos como a crias, e estavam colocadas nos cinco pneus do veículo, incluindo no sobresselente. As patas pertencem provavelmente a ursos pardos, uma espécie protegida na China.
Este fenómeno é macabro, mas não é de todo singular. As patas de urso são muito procuradas, pois acredita-se que têm grande valor medicinal. Têm sido usadas como uma alternativa de tratamento para o reumatismo e também como ingrediente em certos tipos de culinária chinesa.
Num incidente semelhante em 2009, um grupo de contrabandistas tentou transportar 173 patas de urso para fora da China na parte de trás de um camião.