Reino Unido: casas sustentáveis incentivam moradores a serem mais ecológicos (com FOTOS)
A fabricante dinamarquesa de janelas e clarabóias Velux encomendou à empresa de arquitectura HTA uma série experimental de casas de baixo carbono para o Reino Unido, de modo a recolher dados sobre a forma como as famílias reagem a projectos altamente sustentáveis.
A Velux Model Home 2020 é super isolada, minimiza as pontes térmicas e tem um alto grau de tensão do ar que lhe permite reduzir significativamente os custos de aquecimento. A casa utiliza tecnologias de energias renováveis para atender a praticamente todas as suas necessidades energéticas.
As CarbonLight Homes vão muito além do fornecimento da quantidade óptima de luz do dia e da qualidade do ar – as casas são feitas para mudar os padrões de comportamento dos seus moradores.
A Velux descobriu que as famílias que vivem nestas casas ajustam os seus estilos de vida para atingir graus mais elevados de saúde e sustentabilidade. Os projectos incluem habitações de três e quatro quartos, com garagem integrada.
O ponto de partida do projecto foi a maximização da luz do dia. Usando modelos de computador, os designers foram capazes de criar projectos com um factor mínimo de luz natural de 5% para todas as divisões da casa – mais de três vezes superior ao exigido pelo Código de Casas Sustentáveis.
Os designers projectaram telhados inclinados que permitem a entrada de uma maior quantidade de luz natural. Para além disso, cada estrutura recolhe energia renovável através de painéis solares montados no telhado e na fachada.
As habitações integram um plano suburbano maior que inclui mais de 200 casas no Charter Park da Bovis Homes, localizado em Rothwell, no Reino Unido.