Protecção Civil conduz na sexta-feira exercício público de preparação para sismo
A Autoridade Nacional de Protecção Civil está a desafiar todos os cidadãos portugueses para participarem num exercício de preparação para o risco sísmico. A iniciativa – A Terra Firme – decorrerá às 11h10 da próxima sexta-feira, durante um minuto, e pretende alertar e sensibilizar a população sobre como agir antes, durante e depois da ocorrência de um sismo.
O exercício, que pode ser feito em todo o país, ajudará a população a conhecer e praticar os três gestos que podem salvar vidas em caso de sismo.
Durante o exercício, os cidadãos devem baixar-se sobre os joelhos, uma posição que evita cair em caso de ocorrência de sismo, (também designado por terramoto ou tremor de terra). Deverão proteger a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos, procurando abrigar-se, se possível colocando-se sob uma mesa resistente e segurar-se firmemente a ela. Por fim, aguardar até que a terra pare de tremer.
“A Terra Treme é um exercício de preparação para o risco sísmico que visa promover a informação e a mobilização da sociedade civil para a adopção de comportamentos adequados de auto-protecção em caso de ocorrência de sismo. É, acima de tudo, uma acção de sensibilização que promove o conhecimento do risco sísmico e a adopção de medidas para a mitigação das suas consequências”, refere Manuel Mateus Couto, Presidente da Autoridade Nacional de Protecção Civil.
Para inscrever-se na iniciativa, individualmente ou em grupo (famílias, escolas, empresas, organizações públicas e privadas), basta aceder a www.aterratreme.pt, promovendo a animação desse minuto, o debate e a partilha de ideias antes ou após o exercício, de forma a melhorar algumas fragilidades identificadas, organizando desde já o exercício do próximo ano.
A “Terra Treme” é uma iniciativa promovida pela Autoridade Nacional de Protecção Civil, em conjunto com a Cruz Vermelha Portuguesa e a Liga dos Bombeiros Portugueses. São parceiros da iniciativa o CERU – Centro de Estudos Rurais e Urbanos, o Instituto Superior Técnico de Lisboa, a Associação Nacional de Voluntários da Protecção Civil, a Escola Profissional de Imagem, a Sonae Sierra e a GCI, consultora com uma matriz de public engagement.