Casa do futuro testada em Helsínquia



Nos arredores de Helsínquia, capital da Finlândia, os moradores de um bloco de apartamentos chamado Adjutantti estão a acostumar-se a uma vida inteligente. O edifício que habitam está dotado de sistemas de automação desenvolvidos pela multinacional suíça ABB, que lhes permitem supervisionar o consumo de electricidade e saber como poupar energia e dinheiro: um interruptor que actua quando estão em casa ou quando esta está vazia; ou a garantia de que a iluminação e o aquecimento nunca estão ligados desnecessariamente.

O edifício Adjutantti está a testar a forma como serão as moradias do futuro: edifícios que permitem aos seus habitantes desfrutar de níveis de controlo, segurança e conforto como nunca tiveram.

Algumas das soluções da multinacional suíça permitem controlar todos os sistemas de acesso à habitação, iluminação, aquecimento, ventilação e ar condicionado. Há ainda a questão do entretenimento, supervisão do edifício, janelas e estores, e telefones IP.

Veja como será, provavelmente, a casa do futuro neste link.

Segundo a ABB, a tecnologia já está disponível, mas a maior dificuldade é garantir a compatibilidade dos sistemas de automação do edifício com os diferentes equipamentos, electrodomésticos e serviços que existem no mercado. Para tal, a ABB colaborou com a Bosch, Cisco e LG para desenvolver uma plataforma comum de software, que permita que os produtos de diferentes fabricantes funcionem em conjunto para proporcionar serviços de automação, segurança e entretenimento.

Na verdade, as quatro empresas acabam de assinar um protocolo de acordo para, após a aprovação das autoridades que regulam a concorrência, desenvolverem um software aberto disponível a qualquer fabricante, criador de software ou fornecedor de serviços. Este software não só coordenará diferentes serviços em áreas como a gestão de energia, a tecnologia de segurança, ou electrónica de consumo, mas também evoluirá continuamente com aplicações móveis, dando assim mais possibilidades aos consumidores para controlarem o seu espaço residencial.

Um exemplo: no futuro, qualquer pessoa que compre um frigorífico, uma máquina de lavar, um sistema de aquecimento ou qualquer outro electrodoméstico que utilize software, esperará que cada electrodoméstico interaja e seja compatível com os restantes electrodomésticos da sua casa inteligente.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...