Professor de Olhão cria bicicleta adaptada para invisuais



Luís Miguel Gomes, professor de Educação Especial da Escola Secundária de Olhão, acabou de inventar uma bicicleta para cegos, um velocípede equipado com sensores que indicam a presença de obstáculos e permite que alunos com visibilidade reduzida possam dar umas voltas de bicicleta com os seus amigos.

Segundo noticia O Meu Bem Estar, o desenvolvimento do veículo contou com a ajuda de um engenheiro e da Associação de Municípios do Algarve. “Para além de ser uma ferramenta pedagógica, a bicicleta é um impulso para a auto-estima”, explica o agregador de running e lifestyle.

A bicicleta está a ser utilizada por uma aluna da escola, Filipa Bernardes. A jovem, de 19 anos, sofre de grandes limitações visuais e não esconde o entusiasmo de estar a pedalar pela primeira vez.

O entusiasmo estende-se aos colegas de Filipa. Durante as aulas de Educação Física, também eles fazem exercícios que lhes permitem conhecer uma outra realidade.

Esta bicicleta está também ao dispor da ACAPO – Associação dos Cegos e Amblíopes de Portugal e é a segunda construída por Luís Miguel Gomes. A primeira está a ser utilizada por outro aluno, em Portimão, e a ideia é que o equipamento possa ser usado em várias escolas do Algarve.

Saiba mais sobre o projecto no Menos Um Carro.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...