O Natal ecológico de Cabeça (com VÍDEO)



A aldeia de Cabeça deixou o anonimato em 2013. Primeiro, uma peça do Economia Verde apresentou-a como a primeira aldeia LED portuguesa. Depois, os 180 habitantes que lá vivem decidiram promover o seu Natal como “o mais ecológico do País”, depois de um investimento de apenas €5 mil da Câmara Municipal de Seia.

Entretanto, o Natal já passou, mas o Economia Verde voltou a Cabeça para perceber o alcance da iniciativa. Os primeiros resultados foram reveladores: se, num dia normal, a aldeia conta com cerca de 200 pessoas, no primeiro fim-de-semana da iniciativa passaram por Cabeça cerca de mil pessoas.

Com uma decoração 100% amiga do ambiente, fruto de um trabalho de dois meses, a aldeia utilizou 50 quilos de desperdício de lã e 200 quilos de musgo. “Os materiais foram todos recolhidos na floresta. [E também utilizámos] excedentes agrícolas”, explicou ao Economia Verde Ricardo Mendes, representante da comunidade de Cabeça.

Para além da lã e do musgo, foram utilizadas vides que, depois das vindimas, foram enroladas e transformadas em coroas.

“Iniciativas como esta não ficam apenas ligadas à questão do lazer, mas são fortes animadores da economia local”, explicou Carlos Filipe Camelo, presidente da câmara de Seia. Assim, e de dois, os estabelecimentos comerciais de Cabeça passaram para 20 ao fim-de-semana.

“Foi um evento que teve um grande sucesso, e estamos esperançados que, no próximo ano, se repita”, frisou o comerciante António Dias, que há 20 anos gere um café em Cabeça.

Veja o episódio 182 do Economia Verde.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...