Bem-Vindos ao Green Savers
Em Março de 2007, os estudantes Casey Wilson e Courtney McColgan fundaram a Wokai, uma organização não-governamental (ONG) que permite a ajuda financeira, via online, a empreendedores da China rural.
O objectivo do Wokai é simples: tirar da pobreza os agricultores chineses, dando-lhes a hipótese não só de garantirem a subsistência das suas famílias como, eventualmente, expandirem a sua experiência ao lançarem o seu próprio negócio.
Para quem quer ajudar, o primeiro passo é escolher um determinado empreendedor – e um determinado projecto – e a quantia que se quer doar, a partir de sete euros. Todo o processo é feito online. A seu tempo, o empreendedor pagará o empréstimo e este dinheiro reverterá para outro empreendedor chinês – escolhido pelo doador inicial.
Ao todo, a Wokai já doou 100 mil euros a 350 agricultores pobres chineses, juntando neste processo 1.300 pessoas de todo o mundo.
Todos os agricultores que se socorrem da Wokai para micro-crédito têm perfis, fotografias e são periodicamente acompanhados pela ONG, que disponibiliza no seu site toda a multimédia respectiva. Daí que, na China, a ONG seja conhecida com o Facebook dos agricultores.
Falamos do Wokai – “Eu começo”, em mandarim – porque também nós começamos hoje um novo projecto, o Green Savers.
Se o Wokai junta sustentabilidade, ambiente, economia, inclusão social, plataformas digitais e nutrição, também o Green Savers, em parte, o faz, ainda que noutros moldes: o da partilha de conteúdos.
Queremos juntar e agregar notícias, reportagens, opiniões e entrevistas sobre estes temas, construir um verdadeiro portal de sustentabilidade que seja extensível a outras áreas – directa ou indirectamente – ligadas ao desenvolvimento sustentável.
Hoje, mais do que nunca, temos cada vez mais informação – e mais ferramentas para conseguirmos melhorar a nossa própria responsabilidade social e ambiental. E, através da partilha de “estórias” no Twitter, Facebook, nos blogs e sites, influenciarmos nós próprios a sociedade que nos rodeia a mudar as mentalidades.
O Green Savers arranca hoje oficialmente. Sejam bem-vindos.