Comer antes de ir para a cama faz mal: mito ou realidade?
Comer antes de ir para a cama pode significar quilos a mais na balança? “Se costuma jantar algumas horas antes de se deitar ou se for muito activo (ou ambos), petiscar antes de dormir irá ajudá-lo a estabilizar os níveis de açúcar no sangue durante a longa noite”, explica Stephanie Maxson, nutricionista clínico do Centro de Cancro MD Anderson, da Universidade do Texas, citado pelo O Meu Bem Estar.
Mas porque se deve preocupar com o açúcar no sangue durante a noite? Como a maioria dos diabéticos sabe, o açúcar no sangue e as suas hormonas podem aumentar ou diminuir o seu apetite e os níveis de energia, bem como os esforços do corpo para armazenar ou queimar gordura.
“Ter níveis baixos de açúcar no sangue no período da manhã pode fazer com que a pessoa se sinta fraca e com dificuldades em sair da cama”, revela Maxson, acrescentando que os baixos níveis de açúcar no sangue também podem despertá-lo e perturbar o seu sono durante a noite.
O ideal é fazer com que os níveis de açúcar no sangue estejam estáveis para uma saúde óptima, o que será difícil de alcançar se estiver 10 ou 14 horas sem comer, diz Maxson. Esta é uma das razões que leva Maxson e muitos outros especialistas em nutrição a defender a importância de tomar o pequeno-almoço.
“É um grande mito dizer que não se precisa de nenhuma energia para dormir”, acrescenta Cassie Bjork, um nutricionista e fundador da HealthySimpleLife.com. Consumir um snack antes de deitar não só fornece o combustível que o corpo precisa para queimar calorias enquanto dorme, como também acalma as hormonas da fome que impelem o organismo a armazenar gordura, frisa Bjork.
No entanto, comer um gelado não é a solução. Em vez disso, opte por consumir hidratos de carbono complexos, como pão integral, vegetais sem amido, pipocas e frutas, aconselha Maxson. Estes alimentos são digeridos lentamente, o que ajuda a evitar os picos de açúcar no sangue e a comprometer o seu sono ou aumentar o apetite, explica.
Maxson evidencia ainda que, no acaso dos atletas, consumir proteína, como peru ou frango antes da hora de dormir pode ajudar na recuperação muscular durante a noite, ao mesmo tempo que fornece também um aminoácido essencial chamado triptofano, que é benéfico para o sono.
Apesar de tudo, não se iniba de consumir um pouco de gordura, que pode atrasar ainda mais a absorção de hidratos de carbono pelo seu organismo, diz Bjork. O abacate ou manteiga de amendoim ou manteiga derretida nas pipocas pode ajudar quem costuma acordar com fome ou cansado.
Os alimentos como batatas fritas, biscoitos, cereais e as sobremesas tradicionais não devem fazer parte do snack antes de ir para a cama, aconselha Joan Sabaté, professor de saúde pública e nutrição da Universidade de Loma Linda. Isto porque, uma vez que as fibras e outros nutrientes de difícil digestão são eliminados durante a sua preparação, o seu corpo absorve este tipo de alimentos rapidamente, o que aumenta os níveis de açúcar no sangue e compromete a qualidade do seu sono, revela Sabaté.
Qualquer coisa com cafeína também é uma má opção na hora de dormir, acrescenta Maxson.
Foto: michaeljosh / Creative Commons