Gata ajuda menina com autismo a ter vida normal (com FOTOS)
Iris Grace é uma menina de cinco anos de Leicestershire, Inglaterra, a quem foi diagnosticado autismo no final de 2011. Desde então, os pais de Iris têm tentado ajudar a filha a desenvolver as suas faculdades cognitivas e a aproveitar a vida ao máximo. Uma das principais descobertas dos progenitores nesta jornada contra a condição é a amizade que Iris desenvolveu com a sua gata, Thula.
Thula, que tem quase um ano, é uma Maine Coon, uma raça de gato conhecida pela sua inteligência e grande porte e, embora a pequena felina seja ainda jovem não desaponta pelas suas capacidades. O seu comportamento gentil e compassivo é muito importante para Iris.
“A Thula diminuiu a ansiedade da Iris e mantem-na calma. Igualmente, ela encoraja a Iris a ser mais social e a desenvolver a fala”, explica a mãe de Iris, Arabella Carter-Johnson, cita o Dodo.
Desde que Iris foi diagnosticada com autismo os pais têm tentado arranjar um animal que ajude a filha a desenvolver as suas capacidades. “Não nos foi aconselhado arranjar um animal de terapia, mas quando pesquisámos mais sobre o autismo encontrámos histórias sobre os efeitos fantásticos que os animais podem ter em crianças com autismo”, indica Arabella.
Então, os pais de Iris experimentaram a hipoterapia, mas a menina não se interessou pelos cavalos. Depois experimentaram a companhia de um cão, mas o animal era demasiado hiperactivo. Foi então que a família ficou a tomar conta da gata da namorada do irmão de Arabella, uma gata siberiana. A ligação de Iris com o animal foi quase imediata e foi aí que os pais decidiram procurar o gato apropriado.
Thula foi a escolhida. A gata acompanha a menina para quase todo o lado, nomeadamente actividades ao ar livre e também nas suas actividades, já que Iris é uma promissora pintora.
[nggallery id=1029 template=greensavers]