Maior projecto português de sempre ligado às alterações climáticas lançado na quinta-feira



O projecto ClimAdaPT.Local, o maior de sempre, em Portugal, relacionado com alterações climáticas à escala local, será lançado na próxima quinta-feira, 15 de Janeiro, no salão nobre da Reitoria da Universidade de Lisboa.

O projeto envolve um financiamento de €1,5 milhões e tem como principal objectivo desenvolver 26 estratégias municipais de adaptação às alterações climáticas (EMAAC) em parceria com as respectivas autarquias e desenvolver um programa formativo sobre o tema aos técnicos municipais das autarquias parceiras.

“Este projecto visa ainda capacitar os municípios portugueses para avaliar as vulnerabilidades locais e o respetivo potencial de adaptação face às alterações climáticas e aumentar a sua capacidade para incorporar a adaptação às alterações climáticas nos seus instrumentos de planeamento e intervenções”, explicou em comunicado a Quercus, parceira da iniciativa.

Portugal é um dos países europeus mais vulneráveis às modificações decorrentes das alterações climáticas. Desde a subida do nível do mar, que afectará os municípios do litoral, ao aumento da temperatura e aumento da frequência e intensidade de eventos meteorológicos extremos em todo o território, vários serão os impactes perante os quais será necessário uma adaptação a uma nova realidade climática.

O seminário de lançamento contará com a presença de especialistas da Noruega, Reino Unido e Espanha, que irão partilhar a experiência do que já está a ser feito na Europa em matéria de adaptação local às alterações climáticas. Os exemplos nacionais serão apresentados pelos municípios que já têm trabalho realizado na área da adaptação às alterações climáticas: Almada, Cascais e Sintra, também parceiros no projecto.

Nesta ocasião será ainda celebrado o Protocolo entre o consórcio do ClimAdaPT.Local e as 26 autarquias beneficiárias: Amarante, Barreiro, Braga, Bragança, Castelo de Vide, Castelo Branco, Coruche, Évora, Ferreira do Alentejo, Figueira da Foz, Funchal, Guimarães, Ílhavo, Leiria, Lisboa, Loulé, Montalegre, Odemira, Porto, Seia, São João da Pesqueira, Tomar, Tondela, Torres Vedras, Viana do Castelo, Vila Franca do Campo.

Foto: Viana do Castelo, Portugal. Rossana Ferreira / Creative Commons





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...