Mapa revela as nações mais e menos vulneráveis às alterações climáticas
Em Dezembro, a Universidade de Notre Dame publicou a actualização anual do Global Adaptation Index, uma lista onde indica as nações mais bem preparadas para enfrentar as alterações climáticas e as que estão menos bem preparadas.
No topo do ranking está a Noruega como o país mais bem preparado para enfrentar as alterações climáticas. O Chade aparece como o menos resiliente às alterações climáticas. Portugal surge no 29º lugar, posição que mantém desde 2012.
O índice avalia a resiliência nacional de 175 países, baseada na respectiva vulnerabilidade às alterações climáticas e na sua rapidez de adaptação a inundações, tempestades e desastres naturais consequentes das alterações do clima.
Para uma melhor compreensão das nações mais e menos vulneráveis às alterações climáticas, o web designer Jon Whitling elaborou vários mapas infográficos que o Motherboard publicou. As mais vulneráveis aparecem a vermelho, laranja e amarelo e as menos vulneráveis em várias tonalidades de verde.
“Produzimos este mapa para destacar que, embora as alterações climáticas sejam causadas principalmente pelos países ricos e tecnologicamente avançados, vão ser os países mais pobres que mais vão sofrer”, indica Jon Whitling. “Esperemos que estes mapas alertem para a alta vulnerabilidade da África e Ásia e para a pouca preparação para as alterações climáticas. Finalmente, que queremos pedir aos líderes mundiais para agirem já no sentido de limitarem os impactos que as alterações climáticas vão ter”.
Foto: Jon Whitling