O futuro da utilização de sacos de plástico depende de si. Responda a este questionário.



A Comissão Europeia (CE) está a preparar uma consulta aos cidadãos sobre a melhor forma de reduzir a utilização de sacos de plástico, segundo adiantou hoje o Hiper Super.

Uma das questões que será colocada é se a cobrança e tributação seriam eficazes, ou se seriam preferíveis às outras opções, nomeadamente a proibição dos sacos de plásticos à escala da União Europeia.

Outro dos pontos abordados pela comissão prende-se com o aumento da visibilidade dos produtos de embalagem biodegradável, e a promoção dos requisitos de biodegrabilidade das embalagens.

A consulta decorre até Agosto de 2011 e pode ser respondida neste link.

“Há cinquenta anos, os sacos de plástico de utilização única quase não existiam, mas actualmente servimo-nos deles por uns minutos, contribuindo para a poluição do ambiente durante décadas”, explicou o comissário europeu responsável pela área do ambiente, Janez Potocnik.

“Existe um desejo generalizado de mudança, e é por esta razão que estamos a ponderar todas as possibilidades, nomeadamente uma proibição dos sacos de plástico à escala da UE. Precisamos das opiniões do maior número de pessoas para completar as nossas análises científicas e contribuir para a definição de uma política sobre esta questão, que está a sufocar o ambiente”, completou o comissário.

De acordo com as contas da CE, o cidadão médio da UE consome anualmente cerca de 500 sacos de plástico, a maioria dos quais é utilizada apenas uma vez. Assim, o volume total de sacos de plástico produzidos na Europa, em 2008, foi de 3,4 milhões de toneladas, o que equivale ao peso de mais de 2 milhões de veículos de passageiros.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...