Brasil vai racionar energia dentro de três meses
A falta de chuva no Brasil, sobretudo na região sudeste, vai tornar inevitável o racionamento de energia dentro de 100 dias, de acordo com especialistas do sector eléctrico ouvidos pelo jornal Estado de S.Paulo.
O nível actual dos reservatórios e a previsão pluviométrica para o final do período chuvoso, até Abril, mostram que o volume de água armazenada não será suficiente para que o Brasil tenha condições de superar o período seco – entre Maio e Outubro. A expectativa é que o anúncio oficial de racionamento seja feito entre o final de Abril e o início de Maio.
Alguns especialistas acreditam que a restrição deva ficar entre 10% e 20% da carga, mas também há projecções de 5% a 30%, dependendo do ritmo da atividade económica nos próximos meses.
“Se a seca continuar, chegamos até Abril”, explicou a directora da Engenho Consutoria, Leontina Pinto.
“É um absurdo que o órgão de monitorização ainda não tenha decretado o racionamento. Se tivesse havido racionamento (de energia) em 2013, teríamos alcançado o objectivo de redução de consumo. Mas hoje falamos de cortes equivalentes a 10% a 20% de carga para que recuperem os reservatórios”, concluiu o director da consultora Thymos Energia, Ricardo Savoia.
Foto: Milton Jung / Creative Commons