E se as crateras misteriosas da Sibéria forem criadas pelas alterações climáticas? (com FOTOS)



Quatro novas crateras apareceram no permafrost siberiano do norte da Rússia, levando os cientistas a pensar que o gás metano terá surgido debaixo da terra devido às alterações climáticas e aumento das temperaturas. As crateras foram vistas na península de Yamal e, uma delas, entrou num jogo de luzes, o que leva os cientistas a acreditar que existem bolsas de gás no solo e que estão a ser impulsionadas para a atmosfera.

Segundo os cientistas, as crateras estarão a ser abertas devido às temperaturas elevadas e inesperadas, que levam o solo gelado a derreter e o gás a causar explosões. Nos próximos tempo, acrescentaram ainda os especialistas, o número de crateras pode aumentar – cerca de 30 novas crateras estarão por descobrir.

Uma das novas crateras está rodeada por 20 buracos mais pequenos a apenas 9,6 quilómetros de uma central de gás. “É preciso investigar urgentemente este novo fenómeno, devido a questões de segurança”, explicou Vasily Bogoyavlensky, director-adjunto do Oil and Gas Research Institute e que faz parte da Academia Russa de Ciências. “Já descobrimos oito crateras na área Árctica”, explicou Bogoyavlensky ao Siberian Times.

[nggallery id=1557 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...