Casas norte-americanas gastam 3,7 biliões de litros em fugas de água por ano
Os norte-americanos gastam cerca de 3,7 biliões de litros de água por ano, de acordo com a EPA (Environmental Protection Agency) norte-americana, um número que contabiliza apenas as fugas de água.
De acordo com a EPA, em causa estão, sobretudo, as célebres fugas de água em casa, nomeadamente através das torneiras a pingar. Cada casa pode gastar 37.800 litros de água por ano, o equivalente para lavar 270 máquinas de roupa.
As fugas de água nas casas e infra-estruturas norte-americanas representam, por outro lado, o consumo anual de 11 milhões de casas. Finalmente, cerca de 10% das casas norte-americanas têm fugas de água que gastam até 340 litros de água por ano.
Segundo a EPA, os tipos mais comuns de fugas de água têm como pano de fundo os autoclismos estragados, válvulas não vedadas e, claro, torneiras a pingar – arranjar as torneiras que pingam pode ajudar a poupar 11.300 litros de água por ano, o suficiente para tomar 180 duches.
O problema torna-se mais grave quando alguns estados norte-americano, com a populosa Califórnia, debatem-se com uma seca intensa nos últimos três anos. De acordo com Jay Famiglietti, cientista especializado em questões hídricas do Jet Propulsion Laboratory, da NASA, as reservas de água da Califórnia duram apenas mais um ano.
Foto: Chad Cooper / Creative Commons