Para onde vai o nosso lixo electrónico? (com FOTOS)



Em 2014, a humanidade criou cerca de 41 milhões de toneladas métricas de lixo electrónico, no valor de €47 mil milhões. A maior parte deste lixo é exportado ilegalmente para países asiáticos ou africanos, como o Gana, e acabam em lixeiras intermináveis de LCD, cabos e chips.

Estes locais estão altamente contaminados com materiais tóxicos como mercúrio e chumbo, que são prejudiciais ao ambiente e à saúde dos cidadãos.

Milhares de televisões, computadores, micro-ondas ou frigoríficos acabam em lixeiras de perder de vista, como a de Agbogbloshie, no Gana (nas fotos), porque é mais barato fazê-lo do que os enviar para reciclagem para os seus países de origem, de acordo com activistas ambientais.

Dos 41 milhões de toneladas de lixo electrónico produzido em 2014, as Nações Unidas acreditam que apenas 6 milhões foram devidamente reciclados. De acordo com o relatório, foram sobretudo enviados para o lixo, no ano passado, frigoríficos, máquinas de lavar e outros electrodomésticos em fim de vida. Este valor equivale a 1.150 milhões de camiões numa fila de 23.000 quilómetros.

[nggallery id=1752 template=greensavers]





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...