A última massa de gelo intacta do Canadá colapsou



A última plataforma de gelo totalmente intacta no Ártico canadiano entrou em colapso. De acordo com os investigadores, o enorme bloco encolheu mais de 40 por cento em apenas dois dias, no final do mês de julho. A plataforma de Gelo Milne fica na orla da Ilha Ellesmere, um território canadiano escassamente povoado.

“Acima da temperatura normal do ar, os ventos do mar e as águas abertas em frente à plataforma são a receita perfeita para contribuir para o seu colapso”, disse o Serviço Canadiano de Gelo.

De acordo com os especialistas, o colapso da plataforma Milne, localizada na extremidade noroeste da ilha Ellesmere, deveu-se ao verão quente, bem como ao aumento das temperaturas que se tem registado nas últimas décadas na região. Imagens de satélite mostram que quase metade (43%) da plataforma colapsou a 30 ou 31 de julho, detalhou o analista de gelo Adrienne White, do Canadian Ice Service.

Segundo White, a fragmentação da plataforma de gelo criou dois icebergues gigantes e outros tantos menores que já se começaram a afastar da “placa-mãe”. “Cidades inteiras são deste tamanho. O que vemos são enormes pedaços de gelo”, afirmou o glaciologista Luke Copland, citado pela CNN Brasil.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...