Abelhas maiores voam mais depressa enquanto as mais velhas voam mais longe



Investigadores alemães descobriram que as abelhas maiores voam mais depressa quando procuram alimento, mas que as de meia-idade voam mais longe e durante mais tempo.

As abelhas com uma, duas e três semanas de idade foram ligadas a um “moinho de voo” para voarem em círculos, tendo sido medidas a distância, a duração e a velocidade dos seus voos.

As suas velocidades foram mais influenciadas pelo tamanho do corpo do que pela idade, mas as distâncias e durações dos voos estavam correlacionadas com a idade. As abelhas com uma semana de idade tinham tendência para efetuar os voos mais curtos, normalmente inferiores a 100 m, atingindo depois um pico de distância e duração de voo às duas semanas, antes de diminuírem um pouco às três.

“Isto sugere que a idade desempenha um papel substancial no desempenho de voo das abelhas, influenciando a sua eficiência na procura de alimento e na atribuição de tarefas”, explicam os investigadores

Estes resultados, acrescentam, “realçam a importância de considerar tanto a idade como o tamanho do corpo nos estudos da sua fisiologia e comportamento” já que o facto de as abelhas maiores terem voado mais depressa pode ter um “papel crucial na eficiência de procura de alimentos das operárias”.

 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...