Aceitam-se voluntários para limpar a Praia do Castelo de Queijo
Em comunicado, a Sea Life Porto deu a conhecer a sua iniciativa para o próximo dia 6 de outubro: quer 350 voluntários para limpar a Praia do Castelo de Queijo, no Porto.
Este evento anual tem, segundo a Sea Life, registado uma procura cada vez maior e este ano o número é ambicioso. Rui Ferreira, diretor-geral do espaço de entretenimento e ciência marinha, diz que “A limpeza de praia anual é já um evento marcante na agenda portuense. A verdade é que a procura tem crescido significativamente e achamos que, com a entrega e dedicação certa, conseguiremos o nosso objetivo de mobilizar 350 voluntários. Até porque há uma sensibilização cada vez maior por parte da sociedade em relação ao problema urgente que é o depósito do lixo nos oceanos”.
A iniciativa tem início às 10h15 da manhã de dia 6 de outubro (sábado) com Luís Vieira, Investigador Auxiliar do CIIMAR (Interdisciplinary Centre of Marine and Environmental Research of the University of Porto), que fica responsável por dar início à atividade e por realçar os pontos mais importantes no que toca à recolha de lixo das praias. De seguida, os voluntários têm 90 minutos para recolher o lixo espalhado pela praia e zona rochosa da Praia do Castelo do Queijo. Para terminar, os participantes têm à sua espera um lanche e uma visita gratuita ao SEA LIFE Porto.
A limpeza realizada no ano passado, também na mesma praia, reuniu aproximadamente 360 quilos de lixo. Garrafas, tampas, maços de tabaco e sacos de plástico foram alguns dos principais materiais recolhidos.
A limpeza de praia do SEA LIFE Porto, que acontece a 6 de outubro, é realizada em parceria com o CIIMAR e a Águas do Porto e as inscrições podem ser realizadas no formulário online dedicado ao efeito.