ADENE e Turismo de Portugal lançam Selo “Save Water” para impulsionar eficiência hídrica no turismo do Algarve



A ADENE, o Turismo de Portugal e o Turismo do Algarve, lançaram esta segunda-feira, 18 de março, no auditório do Turismo do Algarve, em Faro, o Selo “Save Water”, uma iniciativa inovadora que visa promover a eficiência hídrica no setor do turismo da região do Algarve, foi divulgado em comunicado.

Segundo a mesma fonte, o selo, apresentado numa cerimónia presidida pelo Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, Nuno Fazenda, no âmbito do 54.º aniversário da região de turismo, tem por objetivo distinguir os empreendimentos turísticos que implementem medidas concretas para reduzir o consumo de água.

Durante o evento, a Vice-Presidente da ADENE, Ana Paula Rodrigues, sublinhou o compromisso da Agência para a Energia em promover práticas sustentáveis no setor do turismo, tendo apresentado as 60 medidas que os empreendimentos turísticos podem implementar para reduzir em 15% o volume de água consumido pelo setor urbano, onde se inclui o setor turístico.

Entre as propostas apresentadas, Ana Paula Rodrigues, destacou a substituição de equipamentos por modelos mais eficientes, a redução do uso de água em áreas verdes e a adoção de práticas de paisagismo adaptadas ao clima regional.

A ADENE, que criou uma plataforma para acompanhamento e monotorização dos consumos, irá também monitorizar a implementação das medidas de eficiência hídrica nos empreendimentos turísticos aderentes e que demonstrem o seu compromisso com a eficiência hídrica, contribuindo para a conservação deste recurso vital para a sustentabilidade ambiental da região.

Durante o evento foi igualmente lançada a campanha de sensibilização associada ao selo “Save Water” que procura consciencializar os turistas para a importância da preservação da água durante a sua estadia na região.





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