Águas Públicas do Alentejo lança ETAR de 2,3ME no concelho de Montemor-o-Novo



A Águas Públicas do Alentejo (AgdA) vai construir uma Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) e Sistema Intercetor em Santiago do Escoural, no concelho de Montemor-o-Novo, num investimento de quase 2,3 milhões de euros, ontem hoje anunciado.

Em comunicado enviado à agência Lusa, a empresa revelou que o concurso público relativo à empreitada de Conceção – Construção da ETAR e execução do Sistema intercetor na localidade de Santiago do Escoural, no distrito de Évora, já foi publicado em Diário da República, no passado dia 25.

O concurso define o preço-base do procedimento em 2.296.100 euros, sendo o prazo de execução do contrato 730 dias, indicou.

A empresa assumiu que o investimento pretende “melhorar as infraestruturas de tratamento de águas residuais de Santiago do Escoural, visando contribuir para a preservação do meio ambiente, proporcionar uma gestão mais eficiente dos recursos hídricos e promover a qualidade de vida das comunidades locais”.

Dimensionada para 1.450 habitantes, a ETAR “será constituída por uma decantação primária em tanque Imhoff e um tratamento biológico por lagoas de macrófitas, com o objetivo de garantir o tratamento adequado dos efluentes, de acordo com os padrões ambientais em vigor”, precisou a AgdA.

“Para o sistema intercetor, e atendendo às características topográficas da área de intervenção, a solução de drenagem passa pela construção de um sistema elevatório inicial e a implantação de uma solução de drenagem gravítica, onde será implantado um coletor até ao limite do terreno da futura ETAR”, explicou.

Os interessados em participar no concurso devem consultar o Diário da República e apresentar as propostas dentro do prazo estipulado.

Em comunicado, divulgado esta terça-feira, a Câmara de Montemor-o-Novo congratulou-se pelo lançamento do concurso desta empreitada, realçando que a obra “é há muito ambicionada pela população, que a considera fundamental para a melhoria da qualidade de vida em Santiago do Escoural”.

Para o município, trata-se de “um investimento importante e de envergadura significativa” para a freguesia de Santiago do Escoural e para o concelho.

A Águas Públicas do Alentejo assenta numa parceria entre o Estado e os municípios para a gestão integrada do ciclo urbano da água (serviços de abastecimento de água para consumo público e de saneamento de águas residuais).

A empresa é responsável pela gestão do SPPIAA – Sistema Público de Parceria Integrado de Águas do Alentejo, criado em 2009, num modelo de gestão então inovador para o setor da água.

Constituída em 2009, tem como acionistas a Águas de Portugal (ADP) e a Associação de Municípios para a Gestão da Água Pública do Alentejo (AMGAP).





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...