As casas ecológicas de madeira made in Portugal (com VÍDEO)
Durante anos, a madeira era vista como uma matéria-prima muito pouco sexy, perdendo neste campo para outras ofertas – na área da construção e não só. Esta realidade está a mudar e o exemplo disso é a oferta da empresa Jular, que constrói casas em madeira e que já vende cerca de 300 habitações por ano – mais de metade dos lucros de uma empresa com 40 anos e que investe neste mercado há apenas cinco anos.
“[Nestas casas], o volume de carbono aprisionado dentro da estrutura molecular da madeira é maior do que o carbono libertado para a atmosfera com a sua transformação e transporte”, garante Hélder Santos, sócio-gerente da Jular Madeiras, com sede na Azambuja.
Segundo o responsável, este tipo de construção é muito leve, ainda que os edifícios sejam resistentes. “Há edifícios de madeira com mil anos e, em Portugal, vários são centenários”, argumenta Hélder Santos.
Até há pouco tempo, a Jular fornecia madeira para a carpintaria, marcenaria e mobiliário. Agora, ela própria garante todo o processo de construção da casa. Desde 2008 que a Jular aposta em casas modulares pré-fabricadas.
“Não existia, no mercado português, nenhuma oferta de casas modulares em madeira. A nossa estratégia passou por ir beber inspiração lá fora, juntando alguma novidade [no processo]”, garantiu o responsável ao Economia Verde.
Para além da sustentabilidade no processo de fabrico, as casas em madeira podem também ser recicladas facilmente, dando origem a outros produtos em madeira. Veja o episódio 138 do Economia Verde.