As mais antigas provas de ferramentas feitas de ossos de baleia



Os seres humanos poderão ter fabricado utensílios a partir de ossos de baleia até há 20 000 anos, de acordo com provas apresentadas na revista Nature Communications. A descoberta destes utensílios ajuda a alargar a compreensão da utilização humana inicial dos restos de baleias e fornece também um retrato da antiga ecologia das baleias.

É provável que os humanos antigos que viviam em zonas costeiras tenham utilizado as baleias como recurso. No entanto, os sítios arqueológicos costeiros pré-históricos são frágeis e estão sujeitos à subida do nível do mar, o que torna difícil reconstruir as interações passadas entre humanos e mamíferos marinhos.

Jean-Marc Pétillon e colegas analisam 83 utensílios de osso escavados em sítios da Baía da Biscaia e 90 ossos adicionais da Gruta de Santa Catalina, em Espanha. Os autores utilizaram a espetrometria de massa e a datação por radiocarbono para identificar a taxonomia e a idade das amostras.

Concluíram que os ossos provêm de pelo menos cinco espécies de baleias de grande porte, as mais antigas das quais são datadas de há cerca de 19-20 mil anos, representando algumas das primeiras provas conhecidas da utilização humana de restos de baleias como ferramentas, segundo os autores.

Estas espécies encontram-se ainda hoje no golfo da Biscaia. Os autores identificam também os restos de baleias cinzentas, que atualmente se limitam sobretudo ao Oceano Pacífico Norte e ao Ártico. Dados químicos adicionais dos utensílios de ossos de baleia sugerem que os hábitos alimentares das baleias eram ligeiramente diferentes dos das espécies que vivem atualmente, apontando para alterações comportamentais ou ambientais.

Estas descobertas fornecem novas provas da utilização humana mais antiga de restos de baleias, particularmente nas regiões costeiras, lançando luz sobre as mudanças na ecologia dos cetáceos ao longo dos últimos 20 mil anos.

 






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...