Atividades sobre a temática das aranhas no Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras
As aranhas – seres muitas vezes encarados de forma pouco simpática, mas muito importantes no nosso ecossistema, na medida em que contribuem para o controlo de pragas de muitos insetos, as quais poderiam consequentemente levar à disseminação de doenças devastadoras para a biodiversidade do planeta – são o tema de duas iniciativas com que o Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras comemorará o seu 11.º aniversário, foi divulgado em comunicado.
Segundo a mesma fonte, uma dessas iniciativas é a exposição Aranhas cientistas são tão artistas!, a qual estará patente no espaço deste equipamento municipal de 20 de setembro a 29 de novembro.
Essa exposição dará a conhecer as diferentes ilustrações que resultaram da criação do livro Felismina, a Aranha Heroína, da autoria de Tânia Clímaco, sendo que no dia 20 de setembro, pelas 14h00, aquando da inauguração da mostra, haverá uma visita-guiada à mesma, conduzida pela artista.
No dia seguinte, também pelas 14h00, e igualmente de forma a comemorar o 11.º aniversário do Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras, realizar-se-á no espaço do mesmo uma oficina denominada “Esculturas dançarinas de aranhas heroínas”.
Nesta atividade, destinada a famílias com crianças com idades entre os 3 e os 12 anos, os participantes construirão uma escultura aracnídea inspirada na escultura Maman de Louis Bourgeois, mediante a reutilização de materiais.
As inscrições para a participação nesta oficina podem ser efetuadas no site da Câmara Municipal de Torres Vedras (na área de Agenda ou na de Ambiente do mesmo) ou diretamente aqui.