Besouros estão a devastar florestas inteiras



Além da seca e dos incêndios, em consequência das alterações climáticas a floresta também está a ser dizimada por insectos. Há espécies de besouros que estão literalmente a comer florestas inteiras.

A notícia foi espalhada pelo investigador norte-americano Jeffrey Hicke, que há anos está a acompanhar o fenómeno nos EUA e Canadá. Segundo este cientista só nestes dois países já se podem identificar 30 milhões de acres afectados e nestas manchas, a espécie principalmente atacada é o pinheiro das montanhas, menu favorito do besouro Dendroctonus ponderosae, popularmente conhecido como o besouro dos pinheiros das montanhas.

De acordo com as investigações de Hicke, desde 1997 os besouros já mataram 6 mil milhões de árvores, sendo que em 63% dos casos, o responsável pela devastação foi o besouro dos pinheiros das montanhas.

Este ataque massivo não é alheio às alterações climáticas. Com o aquecimento global, por um lado estes insectos tendem a multiplicar-se a um ritmo muito mais acelerado e por outro as árvores tornam-se menos resistentes às suas investidas.

E o pior é que com as secas e altas temperaturas estas espécies estão a expandir-se para áreas onde antes não chegavam.

Foto: Rafael Costa / flickr 





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...