Bimi regista maior crescimento dos últimos três anos no mercado português



A quantidade de Bimi vendida em Portugal subiu 25% em 2024, registando o maior crescimento dos últimos 3 anos, informa a empresa em comunicado.

O Bimi é uma variedade única de brócolos de caule longo que começou a ser produzida em Portugal em 2015, inicialmente, apenas para exportação.

Contudo, diz a entidade, “o apetite dos portugueses por este vegetal não tem parado de crescer e atingiu, agora, perto de 472 mil quilos vendidos no ano passado”, o que traduz numa subida de 25% face a 2023, a maior evolução anual de sempre.

Atualmente, a área de produção ocupada pelo Bimi em Portugal é de 50 hectares, nas regiões do Oeste e do Sudoeste Alentejano, mas a empresa diz que há “potencial para crescer”.

“Portugal é um caso de sucesso no consumo de Bimi, com crescimentos nas vendas muito significativos em todas as cadeias de supermercados”, comenta Alberto Alapont, Food Chain Manager do Bimi para Espanha, Portugal e Itália.

“Acreditamos que ainda há espaço para crescer também a nível da produção. Atualmente, cerca de 90% do Bimi consumido em Portugal é produzido localmente”, acrescenta.

Na Europa, também se regista uma tendência de consumo positiva, com um crescimento de 26% em 2024. Esta subida foi impulsionada pela entrada do produto em novos mercados, como a Alemanha e os Países Baixos. O principal é, no entanto, o Reino Unido, o Bimi é vendido sob a marca Tenderstem.

Descrito como tendo um caule é macio e um sabor mais suave e doce do que os brócolos convencionais, o vegetal terá surgido há mais de 20 anos no Japão, como resultado de um trabalho de investigação da empresa de sementes Sakata. que procurava melhorar o sabor dos brócolos.

O Bimi prefere temperaturas suaves e frescas e está disponível 12 meses por ano. Em termos agronómicos produz-se de forma semelhante às brássicas, mas tem uma técnica de colheita diferente, à mão, de talo a talo.






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