Ambiente, Biodiversidade e Sustentabilidade em foco esta semana na Fundação de Serralves
Iniciou hoje a 8ª edição do BioBlitz Serralves, um evento pedagógico e científico de referência que promove a educação e a sensibilização para o Ambiente, Biodiversidade e Sustentabilidade. A Fundação de Serralves, com o apoio da Lipor e os seus Municípios Associados (Maia, Matosinhos, Porto, Gondomar, Valongo, Espinho, Vila do Conde e Póvoa de Varzim), abre as portas do seu Parque a semana inteira, com muitas atividades programadas para todas as idades.
O evento vai dar a conhecer a fauna e flora do Parque de Serralves, ao mesmo tempo que promove a consciencialização da comunidade educativa e público em geral, para a importância da biodiversidade. É um evento que incentiva todos a construir uma narrativa contemporânea para a sustentabilidade, assente nos princípios orientadores globais da Agenda 2030 das Nações Unidas, com destaque para o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável “Proteger a Vida Terrestre”, e para a associação a causas como a COP 15.
Este ano, o BioBlitz surge para a comunidade educativa num formato híbrido. Presencial, na semana de 2 a 6 de maio, e digital, através de uma plataforma multimédia especialmente concebida para suportar as actividades concebidas para o evento. Desta forma, é possível ser acessível a um maior número de escolas do todo o país, seja em território nacional, seja nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira. Destacam-se atividades como oficinas científicas e pedagógicas, visitas temáticas, saídas de campo com investigadores e especialistas (CIIMAR e Floradata), atividades da Lipor e dos Municípios Associados e Atividades de Municípios Fundadores da Fundação de Serralves, como os municípios de Mirandela, Santa Maria da Feira, Vila Real, São João da Madeira e Torres Vedras.
O público em geral pode participar no fim de semana, nos dias 7 e 8 de maio, tendo acesso gratuito e exclusivamente presencial no Parque de Serralves. Será possível assistir à demonstração da tosquia das ovelhas da Quinta de Serralves com o Saber Fazer, ao espetáculo “Os Estranhões e Bizarrocos” com a direção artística de Joana Providência, ao espetáculo “Clown Enano” de José Torres, ao filme “O lado negro do azeite” de Sandra Cóias e Pedro Rego. Por outro lado, poderá ainda visitar de forma autónoma o Green Market, fazer uma caminhada na copa das árvores no Treetop Walk, e conhecer as exposições “As Reservas da Biosfera da UNESCO – Rede Portuguesa e COPLP”, “A Floresta”, “Entreleçarar – Ai Weiwei” e “Waters ´Witness/O testemunho das águas – Tarek Atoui”.