Cada prato conta: LIPOR convida a viver sem desperdício



Todos os dias, milhões de refeições acabam no lixo. Consciente da urgência deste problema, a LIPOR tem vindo a desenvolver e implementar projetos inovadores que reduzem o desperdício alimentar e promovem a economia circular, sublinha em comunicado.

Segundo a mesma fonte, entre os principais projetos destacam-se:

  • Com o Dose Certa – já em 76 estabelecimentos (cantinas e restaurantes), 27% dos desperdícios foram evitados, permitindo a redução de mais de um terço as emissões de CO₂eq associadas ao desperdício alimentar.
  • Após uma Avaliação de Ciclo de Vida (ACV) ao projeto Dose Certa, os impactes ambientais positivos foram reforçados: menos 36,4% de emissões de CO₂eq, o que representa mais de 6,4 milhões de kg de CO₂eq evitados. Este resultado equivale ao consumo anual de eletricidade de 735 casas, a 53.300 viagens Lisboa-Porto e ao sequestro de CO₂ de 640 árvores.
  • O Embrulha., implementado em mais de 200 restaurantes, permitiu que cerca de 112 toneladas de alimentos fossem aproveitadas, incentivando os clientes a levar para casa o que não consumiram. Cada cliente leva, em média, para casa cerca de 140g da sua refeição.
  • A Rede de Local de distribuição de excedentes alimentares garante que o que representa um excesso para uns, seja uma oportunidade para outros. Em 2025, 18 parceiros contribuíram para que cerca de 1865 toneladas de alimentos fossem desperdiçadas.

Cada prato conta

A estratégia da LIPOR para a prevenção de resíduos assenta na valorização dos recursos e na promoção de uma economia circular. Quando um restaurante adota o Dose Certa, quando uma família aprende a cozinhar sem desperdício, quando um cliente leva o seu Embrulha., ou quando encaminhamos excedentes alimentares, todos estão a contribuir para um futuro mais sustentável.

No Dia Mundial de Consciencialização para as Perdas e o Desperdício Alimentar, o apelo é claro: precisamos de mais cidadãos, famílias e estabelecimentos despertos para esta problemática e a aderir a este movimento.

A LIPOR desafia restaurantes, cantinas e outros parceiros, a juntarem-se a esta rede e a demonstrarem que é possível servir bem, satisfazer clientes e, ao mesmo tempo, respeitar o planeta.

Registe o seu estabelecimento aqui

Sabia que:

Todos os dias, milhões de refeições acabam no lixo. Em 2022, foram desperdiçadas 1,05 mil milhões de toneladas de alimentos em todo o mundo — quase um quinto da produção destinada ao consumo humano. Só as famílias representaram 631 milhões de toneladas, cerca de 60% do total (ONU, 2024).

Na União Europeia, o desperdício alimentar ascende a mais de 59 milhões de toneladas por ano, o equivalente a 132 kg por habitante, com um impacte económico de 132 mil milhões de euros (Comissão Europeia, 2024). Em Portugal, os números também impressionam: só em 2023 foram desperdiçadas 1,93 milhões de toneladas de alimentos, sendo as famílias responsáveis por mais de 1,29 milhões — cerca de 182,7 kg por habitante/ano (INE, 2025).






Notícias relacionadas



Comentários
Loading...