Câmara de Ílhavo apresentou sistema para monitorizar água da Praia Oudinot
O presidente da Câmara de Ílhavo, João Campolargo, apresentou na Praia do Jardim Oudinot o sistema que vai ser instalado para monitorizar a qualidade da água da Ria, em tempo real.
“Esta hipótese que tivemos de participar deste projeto é importante para nós, tratando-se de uma experiência piloto em que, durante um ano, o equipamento vai fazer o registo da qualidade da água, 24 horas”, disse João Campolargo.
A Câmara de Ílhavo vai ficar responsável pela ancoragem do equipamento e, de acordo com o autarca, vai também ser criado um sistema de segurança.
A escolha da Praia Oudinot para a execução do projeto-piloto tem em conta tratar-se de uma zona onde as pessoas vão a banhos, mas que já por diversas vezes esteve interdita, por apresentar parâmetros de falta de qualidade balnear.
“Temos esse problema aqui evidente e a câmara vai prosseguir com a contratação das análises por um laboratório certificado de verificação da qualidade das águas nesta zona, paralelamente às que são feitas pela Agência Portuguesa do Ambiente”, explicou o presidente da Câmara.
A novidade é que o equipamento a ser instalado vai disponibilizar e registar a todo o tempo informações várias e não apenas no momento da colheita da água para análise.
“Foi sempre o teste feito na baixa-mar, pelas 06:00 horas, e queremos verificar se essas oscilações existem com a entrada de água fresca, dada a proximidade do mar”, completou.
João Campolargo revelou que está nos planos da câmara reacondicionar o areal e o enrocamento de pedra, para melhorar a qualidade da envolvente, admitindo que o estudo poderá dar indicações se é ou não também necessário aprofundar o leito.
O equipamento vai ser montado no âmbito do projeto “Aveiro Smart Connected Spaces Test Bed” pela empresa QART, com experiência em estações de monitorização da qualidade do ar.