Câmara de Peniche investe 1,2 ME no reforço do abastecimento de água em Ferrel

A Câmara de Peniche decidiu lançar concurso público de 1,2 milhões de euros para a construção de um reservatório de água e a requalificação de outro existente, com o objetivo de reforçar o abastecimento na freguesia de Ferrel.
“O atual reservatório tem pouca capacidade e é difícil abastecer todas as casas, especialmente no verão, quando há mais consumo”, explicou o presidente da câmara, Henrique Bertino, à agência Lusa, admitindo problemas de pressão e de falta de água naquela freguesia.
Este município do distrito de Leiria lançou em fevereiro um concurso de 922 mil euros para a empreitada, mas ficou deserto por falta de concorrentes, o que obrigou os Serviços Municipalizados de Água e Saneamento de Peniche a reverem os preços da obra e a pedirem autorização à autarquia para lançar novo concurso.
“A freguesia de Ferrel teve um exponencial crescimento nos últimos anos, pelo que se identificou a necessidade premente de construção de um novo reservatório elevado, associada à reabilitação do reservatório existente”, com a respetiva ligação à rede existente, justificou o município na proposta.
Segundo a autarquia do distrito de Leiria, o reservatório existente foi construído nos anos 60 e abastece toda a freguesia, motivo pelo qual existe “deficitária pressão do abastecimento nos locais de cota mais elevada”.
O novo reservatório vai ter uma capacidade para 300 metros cúbicos, igual à do existente, capaz de abastecer edificações até três pisos da zona alta da freguesia.
A empreitada, com um prazo de execução de 18 meses, vai permitir “fixar a pressão nos locais de cota mais alta e setorizar o abastecimento em duas zonas”.
As obras vão permitir resolver “o défice de água, quando há mais consumo, e reforçar a reservas de água no concelho”, justificou o autarca.