Campanha “Vamos fechar a torneira” alerta para a situação de seca
O Grupo Águas de Portugal e a Agência Portuguesa do Ambiente, em parceria com a Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos e com o financiamento do Fundo Ambiental do Ministério do Ambiente e da Ação Climática, acabam de lançar uma campanha de comunicação sob o mote “Vamos fechar a torneira”, na qual apelam à redução do consumo e ao uso eficiente da água. Num período em que o país enfrenta uma situação de seca, esta surge com o objetivo de alertar para a escassez e sensibilizar para boas práticas, incentivando à poupança deste recurso natural.
“Um minuto por dia, vamos fechar a torneira à seca” é o apelo principal das mensagens de sensibilização que vão marcar presença em todo o país, através de outdoors, do digital, das redes sociais e da imprensa. Explorando o conceito de “tempo”, a iniciativa relembra que uma torneira aberta durante um minuto pode gastar até 12 litros de água – o suficiente para garantir as necessidades básicas diárias de 1 milhão de portugueses.
Algumas das recomendações que pode seguir para fazer uma boa utilização da água, são: fechar a torneira durante a lavagem dos dentes ou durante o barbear – reduz entre 10 a 30 litros de água por dia; fechar a torneira no duche, durante o ensaboamento – por cada 2 minutos com a torneira aberta são gastos cerca de 24 litros de água; aproveitar a água do duche, enquanto espera pela água quente, para outros usos como descargas na sanita, lavagem de chão e rega de plantas; e não lavar a louça ou a roupa à mão com água corrente, utilizando para tal o lavatório tapado ou um alguidar ou bacia.
A campanha de sensibilização faz parte das medidas previstas no Plano de Prevenção, Monitorização e Contingência para Situações de Seca aprovado pela Comissão Permanente de Prevenção, Monitorização e Acompanhamento dos Efeitos da Seca.