Chile: milhões de camarões deram à costa mortos (com FOTOS)



Milhões de camarões foram encontrados mortos, em terra, perto de duas estações de energia movidas a carvão, na costa do Chile. As autoridades ambientais dizem estar já a investir o fenómeno, depois de uma praia na cidade de Coronel se ter transformado numa autêntica mancha vermelha.

Os pescadores locais culpam a Central Bocamina, pertencente à Endesa, e a Central Santa Maria, controlada pela companhia eléctrica Colbun – segundo eles, terão aquecido as águas, pondo em risco a vida animal.

“Eu tenho 69 anos, comecei a pescar aos nove, mas enquanto pescador nunca vi um desastre desta magnitude”, disse Gregorio Ortega à imprensa local.

Centenas de caranguejos também foram encontrados mortos na mesma área no fim-de-semana. “Vamos recolher o máximo de evidências, de modo a determinar se este é um crime ambiental”, afirmou Ana Maria Aldana, promotora para crimes ambientais.

Um responsável da Colbun recusou-se a comentar o fenómeno, enquanto um porta-voz da Endesa disse que a empresa está ciente do incidente e irá emitir um comunicado mais tarde.

O Chile importa 97% dos seus combustíveis fósseis e depende em grande parte da energia hidroeléctrica para a electricidade, o que gera crise quando as secas drenam os reservatórios ou disputas distantes afectam as suas importações de combustível.

Para além disso, a maioria dos chilenos opõe-se aos planos de desenvolvimento de um projecto de construção de barragens em rios da Patagónia por temer os danos ambientais envolvidos. O empreendimento da HidroAysen é 51% detido pela Endesa e 49% pela Colbun. Alguns protestos contra o projecto chegaram a tornar-se violentos.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...