Com temperaturas acima dos 40 graus, está a chover (artificialmente) no Dubai

Na cidade do Dubai as temperaturas estão a superar os 40 graus celsius, mas também está a chover – embora artificialmente. De acordo com o Centro Nacional de Meteorologia dos Emirades Árabes Unidos (NCM), esta precipitação ocorre no seguimento do seu serviço de “semear nuvens”, que tem como objetivo melhorar a precipitação no país e combater a escassez de água.

Os Emirades Árabes Unidos foi um dos primeiros países no Golfo Árabe a criar este serviço, e atualmente, tem mais de 60 estações meteorológicas e 5 aviões especializados para esta operação. No entanto, de acordo com o jornal britânico Independent, esta chuva artificial está a ser formada através de uma nova experiência, desenvolvida com base numa proposta de cientistas da Universidade de Reading. Em vez de ser realizada com um avião e com a libertação de substâncias no ar, esta utiliza conjunto de drones liberta uma carga elétrica que causa a formação de nuvens e acaba por provocar a precipitação.

O Programa dos Emirados Árabes Unidos para a Ciência do Melhoramento da Chuva, de onde surgiu esta ideia, decorre desde 2016. Este pretende promover o desenvolvimento científico e premiar as ideias mais inovadoras que contribuam para o progresso do serviço de “semear nuvens”.

Pode ver algumas das imagens divulgadas pelo NCM, que mostram as chuvas torrenciais ocorridas no Dubai no fim-de-semana passado:

Sábado, 17 de julho de 2021:

Domingo, 18 de julho de 2021:

Notícias relacionadas
Comentários
Loading...