Combustíveis renováveis da Repsol usados para garantir energia para investigação científica na Antártida



Acaba de arrancar, no ponto mais a sul do planeta Terra, a 37ª Campanha Antártica que, este ano, está mais sustentável. A iniciativa contará com os combustíveis 100% renováveis da Repsol para fornecer parte da energia de que a base espanhola “Gabriel de Castilla”, instalada pelo exército espanhol na Ilha Deception, necessita para a eletricidade, água quente e aquecimento, divulgou a empresa em comunicado.

Segundo a mesma fonte, durante os próximos quatro meses, treze militares do exército espanhol estarão destacados na Antártida, o continente dedicado à ciência,  com a missão de apoiar e colaborar com o Ministério da Ciência e da Inovação nos projetos de investigação que as diferentes equipas de cientistas ali destacadas realizam durante o verão austral, “cobrindo todas as necessidades dos envolvidos nos trabalhos, desde a deslocação pela ilha até à garantia da sua segurança em situações de emergência causadas por fenómenos climáticos”.

A base espanhola “Gabriel de Castilla”, composta por diferentes módulos, como: o edifício de habitação onde se situam os refeitórios e dormitórios, o módulo científico onde se realizam projetos de investigação, e outros de manutenção e apoio à atividade na ilha, acolherá durante os próximos quatro meses, os 13 militares destacados, cuja principal tarefa é apoiar e colaborar com o Ministério da Ciência e Inovação nos projetos de investigação que diferentes equipas de cientistas realizam durante o verão austral.

Durante a iniciativa, estas instalações serão alimentadas por 2.000 litros de gasóleo 100% renovável, fornecidos pelo centro de inovação da empresa, o Repsol Technology Lab, uma vez que a temperatura na ilha Deception (arquipélago das Shetland do Sul), onde se encontra a base, atinge os -30ºC, condições especiais que requerem uma conduta inovadora por parte da multienergética.

Sendo o continente antártico a maior reserva natural do planeta, o exército espanhol, responsável pela gestão da base “Gabriel de Castilla”, atua para maximizar a sustentabilidade e minimizar o impacto ambiental das atividades desenvolvidas durante estas iniciativas, tal como definido no Tratado da Antártida e no Protocolo de Madrid.

Em 2010, a base obteve a Certificação AENOR do seu Sistema de Gestão Ambiental, com base na norma ISO 14001, fechando assim, um processo iniciado dez anos antes e que evidencia o compromisso do exército com a proteção do meio ambiente. Nesta missão, o exército espanhol conta com o apoio dos combustíveis 100% renováveis da Repsol, que proporcionam uma “solução sustentável sem necessidade de modificar as instalações existentes e, portanto, uma solução ideal para reduzir imediatamente as emissões líquidas de CO2″.





Notícias relacionadas



Comentários
Loading...